Imagem Aparecida - escolhida.jpeg

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro oferece o minicurso Introdução à Mariologia

Jesus Cristo quis unir a Nossa Senhora, sua mãe e nossa por obra do Espírito Santo, ao seu Ser e à Sua missão salvadora, segundo o desígnio do Pai em favor da humanidade. O curso, portanto, descreve a importância de Maria “no mistério de Cristo e da Igreja” (Lumen Gentium, VIII). Dedicaremos em nosso curso um momento para São José, padroeiro da Igreja, esposo virginal de Maria e, sobretudo, custódio do Redentor.

O minicurso será ministrado pelo Professor Dr. Pe. Lázaro Ilzo Daniel.

Pós-doutorado em andamento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018-2019), sobre o tema: “A mediação materna de Maria em Cristo na Encílica mariana para o ecumenismo e para a compreensão do papel mediador de Maria em relação ao Filho e à Igreja”, sob orientação de Antonio Luiz Catelan Ferreira.

Possui doutorado em Teologia pela Facolta di Teologia di Lugano (2010), mestrado em Teologia Dogmática pela Facolta di Teologia di Lugano (2003), graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano (2017), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017), graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade Entre Rios (2015) e graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Entre Rios (2015).

Atualmente é docente da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília. Tem experiência na área de Teologia e Filosofia, com ênfase em Teologia.

1. EMENTA

Jesus Cristo quis unir a Nossa Senhora, sua mãe e nossa por obra do Espírito Santo, ao seu Ser e a Sua missão salvadora, segundo o desígnio do Pai em favor da humanidade. O curso, portanto, descreve a importância de Maria “no mistério de Cristo e da Igreja” (Lumen Gentium, VIII). Dedicaremos em nosso curso um momento para São José, padroeiro da Igreja, esposo virginal de Maria e, sobretudo, custódio do Redentor.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral:
       O minicurso de Introdução à Mariologia visa oferece aos alunos uma visão ampla e articulada sobre a pessoa de Maria, a mãe de Jesus, no horizonte da cristologia e da eclesiologia. Reflete sobre a figura de Maria na bíblia, no dogma e no culto. Apresenta dados para enriquecer o diálogo ecumênico e a prática pastoral, articulados com a espiritualidade.

2.2. Específicos:
      Levar aos participantes a um maior conhecimento da pessoa e da figura da Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, proporcionando um maior amor à mesma e uma maior capacidade de compreender a Mariologia.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.    Introdução geral a Mariologia (objetivo, história e método);
   2.    Apresentação Bíblica, Patrística e Magisterial (sobretudo capítulo VIII da Lumen Gentium;
   3.    Dogmas Marianos;
   4.   A cooperação de Maria na santificação da humanidade redimida por Cristo;
   5.   O culto a Nossa Senhora;
   6.   As aparições marianas;
   7.   O princípio Mariano da Igreja;
   8.   São José;
   9.   Conclusão.

4. METODOLOGIA

O curso se desenvolverá seguindo a metodologia descrita abaixo:
  1.    Aulas expositivas;
  2.    Leitura complementar recomendada pelo professor;
  3.    Colóquio entre o professor e os alunos sobre as leituras recomendadas.

5. REFERÊNCIA
 a. BÁSICA
AA.VV. Dicionário de Mariologia, dirigido por Stefano di Fiores e Salvatore Meo. São Paulo: Paulus, 1995.
BALTHASAR, Hans Urs von. O culto a Maria hoje. São Paulo: Paulinas, 1979.
BIGOTTO, G. Maria dos Evangelhos. São Paulo: Paulus, 2010.
BOFF, Clodovis. O cotidiano de Maria de Nazaré. São Paulo: Salesiana, 2009.
BOFF, Clodovis. Introdução à Mariologia. Petrópolis: Vozes, 2004.
DANIEL, Lazaro Ilzo. La mediazione materna in Cristo negli insegnamenti di Giovanni Paolo II. Lugano: Eupress, 2010.
HAUKE, Manfred. Introduzione Alla Mariologia. Lugano: Eupress, 2008.
KRIEGER, Murilo. Com Maria, a Mãe de Jesus. São Paulo:  Paulinas, 2001. (Manual adotado).

b. COMPLEMENTAR
ADÃO, Francys Silvestrini. Por uma hermenêutica bíblica e pneumática. Clodovis Boff e a hermenêutica da libertação. In ATUALIDADE TEOLOGICA, v.49, p.143-156, Jan./abr.2015. Disponível internet: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24975/24975.PDF
CIPOLINI, Pedro Carlos. A devoção Mariana no Brasil. In TEOCOMUNICACAO, v.40, n.1, p. 36-43, jan./abr.2010. Disponível internet:
CONCILIO VATICANO II. Const. Lumen Gentium, cap. VIII. Petrópolis: Vozes, 1964.
JOAO PAULO II.  Carta encíclica Redemptoris Mater. São Paulo: Paulinas, 1987.
JOAO PAULO II.  Exortação apostólica Redemptoris Custos. São Paulo: Loyola, 1990.
PAULO VI.  O culto a Vigem Maria (Marialis Cultus). São Paulo: Paulinas, 1974

Professor Dr. Pe. Lázaro Ilzo Daniel