Sinóticos.JPG

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro oferece o minicurso Os Evangelhos Sinóticos.

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos. Seu estudo é fonte não apenas de um conhecimento mais profundo da vida e dos ensinamentos de Jesus, mas, principalmente, uma oportunidade de crescimento na vida espiritual.

As aulas serão dadas pelo Professor César Bergo.

Minicurso Os Evangelhos Sinóticos

Professor César Bergo

Ementa

“Ninguém desconhece que entre todas as Escrituras, mesmo do Novo Testamento, os Evangelhos gozam de merecida primazia, uma vez que constituem o principal testemunho sobre a vida e a doutrina do Verno Encarnado, nosso Salvador” (Dei Verbum, 188)

Objetivo da Disciplina

1. Conhecer a formação dos Evangelhos Sinóticos em seus aspectos literários e teológicos.

2. Destacar a riqueza que é peculiar a cada um dos Evangelhos Sinóticos.

3. Oferecer momentos de espiritualidade para que se possa desenvolver um itinerário pedagógico da fé com a Bíblia em nossa vida diária.

1. Jesus trouxe a chave que nos abre o sentido da Bíblia.

1. Os evangelhos e a “História de Jesus”

2. A interpretação do evangelho

2. A Formação dos Evangelhos

1. – O evangelho e os evangelhos

2. – Como apareceram os evangelhos

3. A questão Sinótica

1. – Relação entre os evangelhos sinóticos

2. – Como os textos dos evangelhos chegaram até nós

4. Evangelho segundo São Marcos

1. – A comunidade de Marcos

3. – A teologia

5. Evangelho segundo São Mateus

1. – A comunidade de Mateus

3. – A teologia

6. Evangelho segundo São Lucas

1. – A comunidade de Lucas

3. – A Teologia

Metodologia

As aulas terão cunho expositivo, promovendo-se a interação entre os alunos e entre estes e o professor por meio de debates e, discussões.

Básica: Bíblia Sagrada

Suplementar:

MACONCINI, Benito. Os Evangelhos Sinóticos: Formação, Redação e Teologia. São Paulo. Paulinas, 2007.

ODORÍSSIO, Mauro. Evangelho de Marcos. São Paulo. Ave Maria, 2000.

STORNIOLO, Ivo. Como ler o Evangelho de Lucas: Os pobres constroem a nova história. São Paulo. Paulus, 2013

STORNIOLO, Ivo. Como ler o Evangelho de Mateus: O Caminho da Justiça. São Paulo. Paulus, 2013